Ultimamente, tenho lido alguns livros sobre como escrever mais e de forma mais rápida. E, embora nem sempre seja a maior fã dos conselhos agressivos dados nesses livros, há uma coisa com que concordo… Se escreveres depressa, acabarás os teus livros mais depressa.
Duh! Mas como é que se escreve mais depressa? Não achas que se eu pudesse escrever 5.000 palavras por hora, estaria a fazê-lo?
Obviamente, não podemos começar a escrever depressa se mal escrevemos antes. É preciso praticar como tudo na vida. Mas eu descobri dois exercícios que me ajudaram a melhorar.
Jogos online de dactilografia
Uma vez vi um vídeo muito engraçado de como Kami Garcia escreve com apenas 3 dedos. Eu já utilizo 7 dedos para escrever seria de doidos escrever só com 3!
É verdade, não somos todos iguais e talvez a tua velocidade de dactilografia (ou número de dedos) funcione para ti. Nesse caso, you do you.
Mas se quiseres aprender a dactilografar mais rapidamente, considera a possibilidade de treinar com alguns dos jogos de dactilografia online disponíveis. Eu divirto-me muito com eles quando não estou com disposição para escrever e dessa forma sinto que estou a fazer algo produtivo.
Talvez queira verificar alguns destes jogos:
Tem uma ideia estruturada antes
Nada me faz digitar palavras num teclado mais depressa do que ter uma lista de coisas que sei que vão acontecer numa cena.
Os meus dias mais produtivos de escrita são quando a planeio no dia anterior. Só posso escrever de manhã, por isso costumo fazer uma sessão matinal de escrita. Depois, passo a tarde a escrever uma lista de coisas que irão acontecer na cena seguinte. Assim, uma vez sentada, só tenho de escrever uma bela prosa enquanto sigo a lista de acontecimentos.
O que pensas sobre estas dicas? És um escritor(a) rápido(a)?