Patricia Morais capa

Há muitos anos atrás havia uma menina que sonhava em ser escritora.

Esta menina até tinha vários cadernos, diários e documentos no portátil cheios de ideias. E, também já tinha começado a escrever várias histórias que a faziam sentir que estava cada vez mais perto de atingir o seu sonho.

No entanto, na maioria dos dias, a menina sentava-se com um balde de pipocas e uma barra de chocolate a ver Sobrenatural, ao invés de escrever. “É só para fazer pesquisa,” dizia a mente da menina.

Esta desculpa soa familiar? 

Talvez vieste aqui parar porque já ouviste falar no quão espetaculares são os meus livros (*cough, cough*). Ou talvez, porque estavas à procura de ajuda para poderes finalmente sentar o rabo na cadeira, ou onde for mais confortável, e terminar aquele manuscrito que está escondido há… 3? 6? 10 anos? 😱

Seja como for, estou aqui para te ajudar!

Fotografia Patricia Morais

A minha viagem

Aos 22 anos pensava que tinha concretizado o meu maior sonho: escrever e publicar um livro.

O processo nem sempre foi fácil. Demorou exatamente 4 anos desde que tive a ideia até ter o livro terminado e publicado (por uma editora que não me exigisse dinheiro) para o resto do mundo. Há muita coisa envolvida na criação de um livro, e comecei este blog para te ajudar nesse processo.

Mas, tal como disse, eu pensava que bastava publicar um livro e BAM! Tinha o meu sonho realizado, e as pessoas iam ler o meu livro.  No entanto, é difícil navegar no mercado literário português e, estou aqui para aprender e partilhar esta informação valiosa contigo.

Porque o meu sonho já não é só esse. O meu sonho agora é realizar o maior número de sonhos possíveis. 

Por exemplo:

  • Quando era pequena queria ser escritora. Hoje tenho 2 livros de ficção sobrenatural «Sombras» e «Chamas», e 1 livro de artes marciais publicados pela Coolbooks. Também fui convidada, pela Editorial Divergência, a participar na antologia paranormal, «Os Monstros que nos Habitam», do qual saiu o meu conto Génesis.

  • Quando era pequena, eu queria sair de Portugal e viver pelo mundo. Hoje já vivi em Londres, na China, na França e vivo agora na Bélgica. Passei 3 meses a viajar sozinha de mochila às costas pela América do Sul e já visitei 47 países.

  • Quando era pequena queria ser a power-ranger cor-de-rosa. Em 2016, fiz as malas e parti novamente sozinha para a China, para estudar numa academia de artes marciais tradicional. Durante um ano não fiz outra coisa se não acordar e treinar Kung-Fu todos os dias. Dessa experiência saiu o meu último livro «Crónicas de Shaolin». (Okay, não é bem a mesma coisa, mas foi o mais próximo que consegui).

Agora o meu sonho é trabalhar na área dos direitos humanos, nomeadamente na advocacia para os direitos das crianças, das mulheres, e na vertente da educação. É também o meu sonho que os escritores portugueses tenham mais reconhecimento pelo seu trabalho, que tenham a liberdade de escrever de forma fluída e descomplicada, e que sejam celebrados numa nação onde a leitura jovem e fresca também seja considerada literatura portuguesa.  

Gostaria de ver este último sonho realizado, mas para isso vou precisar de ti.

Vamos ajudar?