6 dicas para começar a escrever

SEP - 6 DICAS PARA COMEÇAR A ESCREVER

– Inspira-te antes de começar a escrever

Quem é que nunca viu um filme e teve uma ideia alternativa para contar o mesmo tipo de história? Quem é que nunca ouviu uma música que parecesse digna de um soundtrack para uma cena romântica e não sentiu o cérebro logo a trabalhar? Quem é que nunca leu um livro e ponderou acerca de uma situação que ficaria bem na história?

Comigo começou tudo assim.

Inspiração é a base da escrita. Por isso senta-te, relaxa e dá asas à criatividade.

 

– Evita que o perfeccionismo estrague a tua produtividade

Já todos passámos por isso. Aquela vontade de escrever a cena perfeita, a frase perfeita. E, depois como ficamos tão focados nas emoções ideais que devem ser transmitidas no papel ficamos stuck e o resto da cena não vem ou a vontade desaparece.

O perfeccionismo estraga a tua criatividade e impede o progresso.  O primeiro rascunho é um rascunho porque tem como objetivo colocar as ideais no papel. É a altura ideal para escreveres livremente e desfrutares do processo.

Solta a crítica e apaixona-te pela tua arte. A altura para melhorar vem depois.

 

– Anota as ideias que te assaltam a mente sem autorização

Por vezes, aquilo que pensávamos ser uma ideia interessante, acaba por não ter ponta por onde se pegar. Ou só depois de escrevermos umas cinquenta páginas, é que nos apercebemos que mais ninguém a vai achar interessante.

Mas de certeza que também já aconteceu imaginares um personagem numa situação qualquer na tua mente, ou quando uma frase simples te vem à cabeça e, quando dás por ti tens um diálogo inteiro a decorrer lá dentro.

Esses clips de imaginação que não te saem da cabeça por mais que tentes, estão a implorar para ser escritos. Vais mesmo ignorá-los depois de eles se terem posto de joelhos?

Mesmo que ainda não tenhas uma história definida, ou ainda não decidiste o tema do teu livro, anota-os num caderno. Quem sabe um dia quando voltares a olhar para ele já tenhas conteúdo suficiente para encher um livro.

 

– Não desanimes

Como já disse, é natural ter uma ideia brilhante, começar a escrever e depois de alguns meses de trabalho descobrir que afinal a história não vai a lado nenhum. Não és a primeira pessoa a passar por isso. Não há quase nenhum escritor que tenha terminado a sua primeira ideia ou publicado à primeira tentativa.

Na minha experiência, escrevi vários contos, cheguei a terminar o primeiro rascunho de um livro e comecei outros dois que nunca terminei.

É um processo natural e o que não falta são escritores com rascunhos no baú. Não desanimes e não pares de escrever. Estas histórias dão te experiência para escreveres a história ideal quando a ideia surgir.

 

– Estuda a arte

Ninguém nasce ensinado e, em Portugal, ninguém nos ensina a escrever de forma criativa ou a escrever histórias. Pelo que muitos escritores iniciantes começam a escrever por instinto, ou aquilo que aprenderam ao ler romances.

Há uma série de elementos específicos que compõem um romance. Elementos esses que nem nos apercebemos quando lemos porque os melhores escritores, aperfeiçoam-nos de forma discreta.

Se queres começar a escrever e não sabes como, então talvez ler um livro sobre escrita ou tirar um pequeno curso de escrita criativa seja uma boa forma de aprender.

 

Por último,

– Coloca os teus objetivos em perspetiva.

Queres ser autor, ou seja ter os teus livros publicados? Ou escritor, isto é, não te importarias de publicar gratuitamente no Wattpad ou Smashwords ou num blog, o importante é chegar aos leitores.

Queres publicar um livro porque achas que o teu livro vai ser um bestseller e vais ficar famoso(a) ou rico(a)?

Define os teus objetivos e prepara-te.

Não há mal nenhum em ter metas para atingir, mas alguns objetivos vão exigir mais trabalho que outros. E alguns desses objetivos vão te ensinar a aceitar rejeições e desilusão.

O importante é lutar pelo que queres.

6 DICAS PARA COMEÇAR A ESCREVER (1)

Vem escrever com o clube de escrita da SEP

Pode obter materiais exclusivos sobre esta série e mais conselhos de escrita aos juntares-te ao meu Patreon! Se quiseres companhia para escrever ou conhecer pessoas que adoram falar sobre escrita, vem conhecer o meu Patreon.

PATRICIA MORAIS

Patricia Morais é autora de «Sombras», «Chamas» e «Crónicas de Shaolin» publicados pela Coolbooks. É também co-autora da antologia «Os Monstros que nos Habitam» e autora da novela «Correntes». Iniciou recentemente um projeto que visa a unir autores a bloggers literários, a Sociedade Escritores Portugueses (SEP). 

Patricia Morais a dar um autografo no lançamento de Os Monstros que Nos Habitam

Deixe um comentário