Quantas palavras deve ter o meu livro?

Recentemente, juntei-me a um grupo de escrita no Facebook. Normalmente odeio estes grupos do Facebook. São sobretudo pessoas que tentam promover os seus livros(eu sei, também sou culpada). Mas percebi que adoro procurar escritores que estão a ter dificuldades e dar-lhes conselhos com base na minha experiência ou no que aprendi.

Uma coisa que vejo aparecer muito é: quanta palavras deve ter o meu livro? Quantas palavras devem ter os meus capítulos? Quantos capítulos devo ter num livro?

Hoje, tento responder a essas perguntas, mas aviso que não vais gostar. Porque a resposta é: depende. Não há uma resposta directa.

Um conto e uma novela ainda serão considerados livros uma vez publicados, mas não são romances. Vês onde quero chegar?

Então…

 

Quantas palavras deve ter o meu livro?

 

Conto – são normalmente entre 500-7.500 palavras. 500 palavras são consideradas ficção flash.

Noveleta– situam-se entre 7.500-19.000 palavras.

Novela – entre 19,000 – 40,000 palavras

Romance – embora livros com ou mais de 40.000 palavras sejam considerados romances, há uma tendência para as 50.000 palavras. Foi por isso que NaNoWriMo escolheu este número redondo. E ainda assim, este número varia consoante o seu género.

 

Contagem de palavras por género

 

Jovem-Adulto
Vejo muitos websites a definirem-se como sendo 50.000-80.000 palavras. Mas eu diria que 90.000 palavras é mais comum hoje em dia.

Romance contemporâneo
Não sou a maior leitora deste género, mas a Internet fez uma estimativa de 50.000-100.000 palavras.


Ficção científica e fantasia
Mais uma vez, depende do teu público, mas para a ficção adulta, diria que entre 80.000-120.000 é um bom alcance.

Fantasia épica
Estes livros são normalmente mais longos e têm muitas descrições. Como a construção do mundo demora tanto tempo, são cerca de 160.000 palavras.


Conselho


Tenta não ficar demasiado presa(o) a estes números. O importante é certificar que estás a contar bem a tua história. Não adiciones recheios apenas para parecer mais longa e não removas coisas importantes que farão o teu leitor sentir-se perdido(a).

Uma vez li sobre a experiência de uma escritora, que teve de cortar o seu romance para a 90,000 palavras para cumprir os padrões. Isto pode ser comum para novos autores, mas os autores estabelecidos tendem a safar-se com isso. Ela conseguiu fazê-lo ao cortar palavras fracas e enchimentos. Nunca reparamos quantas vezes incluímos advérbios e palavras desnecessárias que não acrescentam qualquer valor à frase até termos de as localizarmos uma a uma.

  • Post author:
  • Post category:Livros