Nota: Este foi um dos primeiros conselhos acerca de escrita que publiquei no blogspot, quando o meu primeiro livro ainda não tinha sido publicado.
Quem está familiarizado com o efeito Dunning-Kruger?
“O Efeito Dunning-Kruger é o fenómeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.
Por outro lado, a competência real pode enfraquecer a auto-confiança e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles.”
Viva à Wikipedia, o meu site preferido.
Por isso, se estás a ter um problema com a confiança na tua escrita, isto ocorre porque ela é provavelmente boa.
Elimina a autocrítica do teu processo criativo.
Além disso, nesta fase não importa muito como escreves, o que importa é que escrevas. Mesmo que este não seja o teu big break, vale a pena continuar a tentar.
Nas palavras de um peixinho muito inteligente, e adaptando-a para a escrita: “Continue a escrever, continue a escrever, escrever, escrever.”
Todos adivinharam que era a Doris, certo?
Patricia Morais é autora de «Sombras» publicado pela Coolbooks. E porque acredita que ainda não passa demasiado tempo à frente de um computador a escrever, ainda regista no seu blog as suas experiências de escrita e traduz os conselhos de outros autores de língua inglesa.