Criaturas Sobrenaturais de Sombras – Lich

Depois de ler o meu livro, a maravilhosa Carina Sapateiro, autora do livro A Luz da Princesa, fez uma sugestão bastante pertinente: seria muito mais fácil seguir a história, carregada de criaturas mitológicas, se tivéssemos um glossário de criaturas para utilizar como referência. 

Eu ouvi a sua sugestão e decidi incluir um no meu primeiro livro de edição de autor, Correntes, que conta o passado de Ada, personagem de Sombras, antes de se ter juntado a Diabolus Venator

A vossa receção ao glossário foi de tal forma positiva, que decidi falar um pouco mais sobre a pesquisa e as criaturas que fazem parte deste mundo, começando pela primeira criatura: o lich

lich é a primeira criatura a aparecer em «Sombras» e ataca Lilly na floresta a caminho de casa. Já dizia a mãe do Capuchinho Vermelho, para termos muito cuidado na floresta, mas Lilly deve ter-se esquecido de prestar atenção aos contos de fada!

EXCERTO DE SOMBRAS

– Mas que raio? – Não eram maneiras de se falar com um estranho, e ainda por cima mais velho que nós, mas eu acabara de ser atacada por um esqueleto. Um esqueleto! – Que raio era aquilo?

 – Um lich – respondeu o homem, com a mesma naturalidade a que se responde a uma pergunta de quanto é um mais um.

 – Um lich?

 Hum, senhor, não quero ser mal-educada, mas acho que precisa de ir ver um psiquiatra.

 – Sim um ser cadavérico criado por…

 – Eu sei o que é um lich. Só há um pequeno pormenor, os liches não existem.

 Sombras, Patricia Morais

Criaturas de Sombras de Patricia Morais Lich

© Google search

Vocês ouvem ser cadavérico e imediatamente devem pensar, “pff, outro zombie”, mas não, os liches, ao contrário dos zombies são tão inteligentes quanto os humanos (isto é, se estivermos a falar de um ser humano inteligente).

É o resultado que um feiticeiro poderoso obtém, quando começa a brincar com as leis da natureza e a tentar criar feitiços e rituais para se tornar imortal (pelos vistos tens de escolher, imortalidade ou beleza, no mundo sobrenatural, não podes ter as duas). 

Estes podem ser criados às centenas, para formarem exércitos ou serem singulares, um único feiticeiro que desejava vida eterna. A sua essência de vida é guardada no filactério que transportam consigo e a sua condição de imortal é lhes revocada quando o filactério é destruído.

As leis sobrenaturais são ruins!

Vem escrever com o clube de escrita da SEP

Pode obter materiais exclusivos sobre esta série e mais conselhos de escrita aos juntares-te ao meu Patreon! Se quiseres companhia para escrever ou conhecer pessoas que adoram falar sobre escrita, vem conhecer o meu Patreon.

PATRICIA MORAIS

Patricia Morais é autora de «Sombras», «Chamas» e «Crónicas de Shaolin» publicados pela Coolbooks. É também co-autora da antologia «Os Monstros que nos Habitam» e autora da novela «Correntes». Iniciou recentemente um projeto que visa a unir autores a bloggers literários, a Sociedade Escritores Portugueses (SEP). 

Patricia Morais a dar um autografo no lançamento de Os Monstros que Nos Habitam

Deixe um comentário