Há cerca de umas semanas decidi que iria retomar a atividade do meu blog, visto que há muito que tinha deixado de me focar nele. Se não sabem do que estou a falar, falo do blog Conselhos para Jovens Escritores que criei em setembro de 2013. (Já foi há 6 anos atrás? *facepalm*).
Existe muitas razões pela qual deixei esse blog para trás. Mas, visto que passei tanto tempo nele e escrevi alguns conselhos originais do qual me orgulho, decidi transferi-lo para o meu blog mais profissional.
E, enquanto pesquisava maneiras de otimizar o meu blog e promovê-lo de forma a ajudar mais escritores que – como eu há 6 anos atrás – não têm ideia de onde começar no mercado editorial português, veio-me a ideia de criar a Sociedade JEP.
O que é a Sociedade JEP?
A Sociedade JEP é uma plataforma online que une escritores a outros escritores e bloggers. E, vamos esperar que no futuro possamos contar com a contribuição de editoras. É uma comunidade de apoio no ecossistema editorial português.
Como faço isso?
Em primeiro lugar, conto com uma rede de apoio de bloggers.
Quando criei a plataforma há uma semana atrás, pensei que iria ser difícil conseguir o apoio de muitos bloggers e teria de “os perseguir”. No entanto, estamos na primeira semana e a nossa comunidade já conta com 10 bloggers dispostos a ajudarem escritores, ou como beta-readers, ou como apoiantes divulgadores!
O que só mostra que os nossos bloggers estão dispostos a ajudarem os nossos escritores, mas há 6 anos atrás eu não sabia onde encontra-los, porque não sabia onde procurar. O meu manuscrito nunca passou por um leitor primário (à exceção de uma amiga que estava mortinha para ler a minha história). E ter um beta-reader é uma boa maneira de começar a criar contactos com leitores e melhorar vários aspetos num manuscrito.
Em segundo lugar, acompanho os outros websites literários portugueses, procuro quais os eventos literários disponíveis (apresentações de livros, workshops, festivais, etc.) e divulgo na página, de forma a que os outros escritores saibam onde procurar os eventos que lhes interessam num só lugar.
Os eventos contêm sempre o link para a página original, e podem ser organizados por outros escritores, associações editoras, câmaras municipais, entre outros. Só têm de ser relacionado com livros.
Em terceiro, estou de momento a compilar uma série de prémios e concursos literários disponíveis em Portugal, para que aspirantes a escritores possam também ver na plataforma a variedade de concursos a que podem concorrer e, a habilitar-se a lançar os seus nomes na literatura portuguesa.
A quarta parte do projeto ainda está em construção e poderá demorar alguns meses, visto que tenho um trabalho a tempo inteiro ao mesmo tempo que coordeno a Sociedade JEP, e ainda tenho o meu quarto livro para escrever. No entanto, se quiseres saber mais informações sobre a minha ideia envia-me um e-mail. Eu respondo sempre.
A comunidade de bloggers
Uma das perguntas que me fazem é: sou blogger, o que é suposto eu fazer?
O meu blog não é um blog onde faço resenhas e divulgo autores (é mais à base de conselhos de escrita), e também não tenho muito tempo para ser beta-reader. Já para não falar de todos os géneros literários que por aí existem. E é aqui que conto com o apoio dos bloggers literários.
Dependendo do dispor, os bloggers anunciam a sua prontidão em apoiar os escritores portugueses.
Este apoio pode ser na forma de beta-readers.
Ou seja, um escritor entra na página dedicada aos boggers, vê quem está disponível a ser leitor primário no seu género literário, clica no link do blogger e entra em contacto direto com o mesmo. Formando assim uma parceria onde a plataforma é um meio intermediário.
Ou como apoiante na divulgação.
Neste caso, autores com obras publicadas entram na página à procura de bloggers dispostos a ler os seus livros e darem a sua opinião, divulgando-a nas redes sociais.
Alguns dos bloggers também estão interessados na divulgação de autores através de entrevistas e outros meios.
O objetivo disto tudo é divulgar o mais que conseguirmos todas as ferramentas existentes no mercado editorial em Portugal, para que escrever, publicar e divulgar um livro não pareça um bicho de sete cabeças. Temos escritores talentosos em Portugal, e precisamos de os informar que existem pessoas dispostos a apoiá-los.
Mas não devemos esquecer os nossos bloggers, eles são a base do mercado editorial e os maiores parceiros das editoras e dos autores. Há que celebrar a sua dedicação!
Se és blogger e gostarias de participar na Sociedade JEP só tens de:
– Subscrever à newsletter (no final da página)
– Enviar um logotipo do teu Blog, Instagram, Facebook, YouTube ou página Goodreads
– E responder ao formulário
- Nome da página:
- URL:
- Descrição da tua página:
- Estou interessado(a) em ser beta-reader: sim/não
- Estou disponível para resenhas: sim/não
Para o e-mail: sociedadejep@gmail.com
Teste